Perigo Aviário e Risco de Fauna: o que é isso e como evitá-lo

O aumento do tráfego aéreo, impulsionado pelo crescimento da aviação civil e o desenvolvimento de novos aeroportos em áreas distantes, juntamente com a expansão descontrolada das cidades, está elevando o risco de colisões entre aeronaves e aves.

Este risco, conhecido como Perigo Aviário e Risco de Fauna, preocupa as autoridades aeroportuárias e governamentais, exigindo a elaboração de planos eficazes para reduzi-lo.

A conscientização da população e a adoção de práticas sustentáveis são essenciais para combater este problema, assim como a cooperação entre autoridades, comunidades e indústrias.

Fatores que aumentam a presença de aves
e o risco de colisão nessas áreas:

  1. O descarte inadequado de resíduos sólidos: o lixo urbano deve ser corretamente destinado a aterros sanitários, enquanto a vegetação próxima aos aeroportos deve ser controlada para evitar a proliferação de insetos e aves.
  2. A falta de controle sobre atividades industriais próximas aos aeroportos: a poluição gerada pelo descarte inadequado de resíduos sólidos, vindos das indústrias, afeta o meio ambiente e a saúde pública, tornando-se um problema de dimensões globais.
  3. Falta de respeito às normas ambientais e de educação ambiental nas comunidades próximas aos aeroportos.

 

Faça a sua parte! A SINART e a Prefeitura de Porto Seguro precisam do seu apoio!

  • Não jogue lixo nas ruas, terrenos baldios ou praças. Coloque o lixo sempre em sacos e nos locais e horários indicados pela Prefeitura para a coleta.
  • Se você encontrar lixo jogado nas ruas, denuncie e cobre do poder público a coleta regular do lixo através do “Disque Denúncias”, (ver número na contracapa deste folheto), dos líderes de bairro, das rádios comunitárias ou de outros meios de comunicação.
  • Se você mora próximo do aeroporto, verifique se o seu quintal, os terrenos baldios do bairro e as áreas abertas estão com vegetação muito alta, pois as aves podem utilizar estes locais para a alimentação, descanso ou construção de ninhos.

 

A SINART, a ANAC, o GOVERNO DO ESTADO e a Prefeitura Municipal, contam com você nesta luta contra o Perigo Aviário e Riscos de Fauna. Cada um de nós é uma parte importante na luta contra a presença de aves nas áreas próximas do aeroporto. Uma ação simples como não jogar lixo no chão, a fim de que não atraia aves, pode evitar danos e até a queda de uma aeronave.

É urgente adotar medidas para reduzir o impacto do lixo na nossa saúde, garantindo um futuro mais sustentável para todos e evitando o Perigo Aviário e o Risco de Fauna.

Fale Conosco

Na eventualidade de detecção de presença de carcaças e resíduos em proximidade ao perímetro do aeroporto, suscetíveis de atrair aves para a área adjacente ao sítio aeroportuário, DENUNCIE!

Disque:
(73) 9.9802-7210 (WhatsApp e Celular);
– ou envie um e-mail para fauna.bps@sinart.com.br

Para maiores informações ou denúncias, você também pode acionar:
– a Prefeitura de Porto Seguro;
– ou Órgão Responsável pela Limpeza da Cidade.

Além disso, também pode entrar em contato com Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro pelos números:
(73) 3012-8554/ (73) 99824-6498 (WhatsApp)